Exemplo:
Eu sei, o exemplo está horrivel, mas me levou 1 minuto apenas.
1º Passo - O Design:
Primeiramente, crie a imagem do botão, eu criei o meu tosco só de exemplo:
Passo 1 terminado =D
2º Passo - Transformando a Imagem em Botão:
Selecione o seu botão com a ferramenta Seta(V):
Para seleciona-lo, clique perto da imagem e arraste o mouse...
Botão selecionado, aperte "F8" para transforma-lo em botão.Aparecerá algo assim:
Deixe-o assim, trocando "Nome do seu botão" pelo nome desejado:
Pressione "OK" para finalizar.
Ok, passo 2 terminado.
3º Passo - Como Um Botão Muda de Posição?
Primeiramente, clique no seu botão.
Dê um duplo clique nele, aparecerá algo mais ou menos assim:
Ai você colocará 4 keyframes, para definir como irá ficar o seu botão em algumas posições.
Aqui explicarei os títulos dos 4 frames:
Normal = É como o botão aparecerá no filme.
Sobre = É como o botão aparecerá enquanto o mouse estiver sobre ele.
Pressionado = É como o botão aparecerá quando for clicado pelo mouse.
Área = É como o botão aparecerá quando o mouse estiver na área dele.
Eu optei por deixar o botão igual nas quatro situações, então ficou mais ou menos assim:
Se quer deixar o botão na mesma situação que eu, faça o seguinte:
1º Vá com o mouse no frame não existente da "Área".
2º Aperte com o botão direito do mouse lá.Aparecerá isto:
Selecione "Inserir Quadro", como na imagem:
Pronto =D
Se quer diferenças nos frames, insira keyframes nos outros quadros, como na imagem:
Ai desenhe os quadros, como fizemos com o botão, no começo.
Passo 3 terminado.
4º Passo - O Que Faz Um Botão Funcionar?
Ok, vamos voltar a animação e clique no seu botão com o botão direito do mouse, aparecerá isto:
Clique em "Ações".Aparecerá uma janela nova, no espaço branco insira os seguintes códigos:
Se você quer clicar no botão e começar a animação, que está em outra cena, coloque:
- Código:
-
on (release) {
gotoAndPlay ("Y", X);
}
Se você quer clicar no botão e deixar a animação parada em um frame, que está em outra cena, coloque:
- Código:
-
on (release) {
gotoAndStop ("Y", X);
}
Se você quer clicar no botão e começar a animação, que está nesta cena, coloque:
- Código:
-
on (release) {
gotoAndPlay (X);
}
Se você quer clicar no botão e deixar a animação parada em um frame, que está nesta cena, coloque:
- Código:
-
on (release) {
gotoAndStop (X);
}
Aqui eu irei explicar as linhas dos códigos:
1º código:
on (release) { - Isto significa que, quando o mouse clicar e soltar o botão, acontecerá o comando que vem depois de "{" e antes do "}"
gotoAndPlay ("Y", X); - Significa que irá para um quadro de uma cena começar a animação.
} - Fecha a operação do clique do mouse.
2º código:
on (release) { - Isto significa que, quando o mouse clicar e soltar o botão, acontecerá o comando que vem depois de "{" e antes do "}"
gotoAndStop ("Y", X); - Significa que irá para um quadro de uma cena deixar a animação parada no frame desejado.
} - Fecha a operação do clique do mouse.
3º código:
on (release) { - Isto significa que, quando o mouse clicar e soltar o botão, acontecerá o comando que vem depois de "{" e antes do "}"
gotoAndPlay (X); - Significa que irá para um quadro da mesma cena do botão começar a animação.
} - Fecha a operação do clique do mouse.
4º código:
on (release) { - Isto significa que, quando o mouse clicar e soltar o botão, acontecerá o comando que vem depois de "{" e antes do "}"
gotoAndStop (X); - Significa que irá para um quadro da mesma cena do botão deixar a animação parada no frame desejado.
} - Fecha a operação do clique do mouse.
Bom, lembre-se, "Y" e "X" são variáveis. Aqui irei explica-las:
Y = Aqui você irá inserir o nome da cena do destino.
X = Aqui você irá inserir o número do frame do destino.
Exemplo: estou na Cena1 e quero que o botão nos leve para o quadro nº5 da Cena2.Sairá "gotoAndPlay ("Cena2", 5);
Qualquer pergunta, pergunte =D